domingo, 10 de abril de 2022

A Primavera chegou... e tudo ficou mais colorido.

 A Primavera chegou... e tudo ficou mais colorido.

Com a chegada da Primavera, os alunos do segundo ano da Escola Antero Basalisa, resolveram dar vida a esta estação do ano. Com pastel de óleo e aguarela, fizemos decorações para a nossa sala de aula.
E ainda sobre a Primavera, através de um trabalho interdisciplinar, trabalhámos as plantas, conteúdo abordado no Estudo do Meio. Realizamos uma pesquisa em grupo, com recurso aos computadores cedidos aos alunos através do Programa Escola Digital.
Numa abordagem transversal, e indo ao encontro do nosso projeto "Eu, os Outros e o Mundo", explorámos o conto "Nas margens do Rio Sem Nome", onde ficámos a conhecer novas plantas como o quiabo e a mandioca…
A professora lançou um desafio aos alunos e famílias… pesquisar uma receita que inclua uma das plantas que surgiram no conto!
E, supresa... As famílias superaram o desafio e puseram a mão na massa. Experimentaram a receita e enviaram para a escola para todos provarem (Biscoitos com farinha de milho e Palitos de mandioca assada)!!

Deixamos, como reflexão, a mensagem de amizade e de respeito pelo outro, transmitida pelo conto que trabalhámos e que tanto sentido faz nos dias que vivemos:

"A Lua tinha chegado e espelhava agora o seu brilho nas águas tranquilas do rio, onde dois braços, um negro e outro branco, se juntavam num longo e único abraço de amor, amizade, harmonia e cumplicidade."                    (Maria Teresa Noronha (2021). “Na rota das sete luas”. Edições Matrioska.) 




A professora:
Micaela Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Descobrir o 25 de abril

 Ao longo da semana de 22 a 26 de abril, a turma do 1.°A da EB Antero Basalisa desenvolveu várias atividades que permitiram a descoberta da ...