domingo, 10 de abril de 2022

A Gazela Amarela e o Macaco Peludo

 Desde o início do segundo semestre até à data, a turma do 3.º A da EB Antero Basalisa tem explorado o conto: "A Gazela Amarela e o Macaco Peludo" de Maria Teresa Noronha na obra: "Na rota das sete luas."

Um conto muito especial que nos fala sobre um grupo de animais que vive na savana e que se reúne para solucionar o problema da poluição do Grande Lago. Um Lago de águas límpidas que foi poluído pelos Homens.

Após a compreensão do conto foi feito o desafio aos alunos para que terminassem a história. Depois de analisadas todas as histórias foi escrito um final de forma coletiva.

Depois, com a colaboração das aulas do Laboratório de Língua Portuguesa, com a ajuda da professora Alexandra Reis, os alunos transformaram o texto narrativo em texto dramático. Foi um verdadeiro desafio!

O passo seguinte foi a distribuição das personagens, o ensaio e a construção da personagem de cada um dos papéis atribuídos e a pintura de um cenário.

Por fim, com a colaboração das famílias construíram-se fatos e acessórios. Um verdadeiro trabalho de equipa!

No dia 8 de abril foi o dia de representar a peça a todos os colegas da escola. Desde o período de pandemia foi a primeira vez que estivemos todos juntos. Cada turma num espaço reservado assistiu à peça rindo e aplaudindo e reforçando que a "água é uma das coisas mais preciosas da nossa vida" e que "todos juntos salvamos o planeta."


A professora:
Carla Paias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Descobrir o 25 de abril

 Ao longo da semana de 22 a 26 de abril, a turma do 1.°A da EB Antero Basalisa desenvolveu várias atividades que permitiram a descoberta da ...