quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Projeto de conservação ex situ de organismos fluviais

No dia 21 de janeiro de 2020, fomos ao Aquário Vasco da Gama. Aprendemos que o Aquário faz 122 anos e que é do tempo do rei D. Carlos que, desde criança, tinha um grande gosto e muita curiosidade pelo mar.

Numa primeira fase, visitamos o museu e organizamos o nosso "caderno de campo" do Guarda-Rios. Tal como o pássaro guarda-rios, também cada um de nós ficou com a missão de guardar e cuidar do seu rio: o Rio Jamor.
Em seguida, fomos visitar os tanques/viveiros onde estavam alguns peixes (escalos do sul) em cativeiro para se poderem reproduzir. A investigadora e os biólogos que nos acompanharam tentaram criar as melhores condições para os peixinhos e as mais próximas do seu habitat natural.

Aprendemos o nome científico desta espécie e achamos muito esquisito: Squalius pyrenaicus.

Para além do caderno do Guarda-Rios, a equipa do projeto também nos ofereceu uma linda maqueta da espécie que estamos a estudar.

No final, ainda tivemos algum tempo para ver os peixes vivos do Aquário e de lanchar no jardim!

Agora, esperamos ansiosamente que os peixes se consigam reproduzir para, em abril, podermos libertá-los no nosso rio, o Rio Jamor!

Vamos dando notícias.



Os alunos do 4.ºAno

Sem comentários:

Enviar um comentário

Prevenção dos maus-tratos na infância

Na EB Antero Basalisa, o mês de abril foi o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na infância e Juventude, seguindo as ideias da campanha naciona...