sábado, 20 de outubro de 2018

Peixes Nativos - 4.º A

No dia 15 de outubro, a turma do 4.º A recebeu, em contexto de sala de aula, uma equipa de biólogos do ISPA, dirigida pela bióloga Carla Santos.
Esta ação teve como objetivo a sensibilização da turma para o conhecimento que a maior parte das espécies de peixes de água doce nativos de Portugal está atualmente em risco de extinção. As pequenas ribeiras costeiras do centro e sul do país, onde estas espécies habitam há mais de 5 milhões de anos, podem funcionar como zona de proteção e conservação deste património único e inestimável.

Ao promover esta ação, em contexto de sala de aula, a bióloga Carla Santos explicou que poderá assim unir uma missão científica e educativa alcançando com este projeto dois grandes objetivos:

 - A monitorização científica das espécies ameaçadas de peixes ciprinídeos nativos, em época estival;

- A sensibilização da comunidade escolar e o seu envolvimento nas ações de monitorização.

Após a ação de sensibilização, os alunos puderam experimentar três jogos educativos onde perceberam a vida das espécies num rio e todos os perigos que enfrentam, nomeadamente:
- Margens alteradas;
- Poluição causada pelo Homem; 
- Inclusão de espécies exóticas invasoras.

Concluída a sensibilização, no dia 17 de outubro realizou-se a saída de campo e todos foram biólogos por um dia.
Saímos acompanhados até ao Santuário Nossa Senhora da Rocha pela Polícia Municipal e quando chegámos já estava a equipa de biólogos à nossa espera, junto ao rio Jamor.
Um dia diferente onde se vivenciou o que tinha sido abordado na ação da sala de aula.
Em três grupos, todos os alunos puderam assistir à pesca das espécies (sem matar), observaram, tocaram, mediram, pesaram e fizeram os registos numa ficha própria.
Perceberam que esta pesca teve o intuito de salvar e não de capturar ou matar as espécies, pois todas elas, no final,  foram devolvidas ao rio.





A professora,
Carla Paias




Sem comentários:

Enviar um comentário

Prevenção dos maus-tratos na infância

Na EB Antero Basalisa, o mês de abril foi o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na infância e Juventude, seguindo as ideias da campanha naciona...