domingo, 21 de outubro de 2018

Lenda do Galo de Barcelos - 3.ºA


No âmbito do trabalho de projeto e, dando cumprimento ao planificado para o 1.º período, a turma do 3.º Ano resolveu partir à descoberta de algumas lendas que enriquecem o património cultural português e mostram a grande fantasia característica do nosso povo. E, de forma a ir ao encontro da curiosidade dos alunos, surgiu o interesse pela Lenda do Galo de Barcelos.
Colocou-se a pergunta: O que é uma lenda?
E a resposta dos alunos: É uma história que nos fala de alguma coisa que foi verdade, mas que, depois, ao ser contada pelas pessoas, vão sendo acrescentadas outras informações que até a podem tornar mágica!
Em suma, Maria Isabel Mendonça Soares diz que “Uma lenda fica no meio da História e da história”.
Depois desta abordagem inicial, iniciou-se a audição e exploração da lenda. E, como os alunos estão a estudar os distritos na área de Estudo do Meio, surgiu repentinamente a curiosidade em saber em que distrito se situava Barcelos. E lá foram todos localizar no mapa dos distritos e legendar o distrito de Braga com um bonito Galo de Barcelos! De certeza que nunca mais se irão esquecer!
Após o reconto e o resumo, no fim da história, concluiu-se que a verdade e a justiça saem sempre vencedoras e que vale sempre a pena lutarmos por elas!
À pergunta: Aconteceria de verdade esta lenda do Galo de Barcelos? As opiniões dividiram-se…
Mas então porque é que na cidade de Barcelos se ergue uma cruz em pedra, o Cruzeiro do Senhor Galo, onde se pode ver esculpido um galo?
Verdade? Fantasia? Fica o desafio de refletir sobre o tema e, quem sabe, para quem não conhece, dar um saltinho até Barcelos…
Por último, os alunos lançaram mãos à obra e criaram os seus próprios Galos de Barcelos, utilizando vários tipos de materiais, partindo de um modelo.
A próxima fase deste projeto será preparar a dramatização para podermos apresentar à comunidade escolar. Vamos ver se conseguimos…
Daremos notícias de como está a decorrer.


Música original António Teixeira - Coletânea Cabeceiras de Basto

A professora,
Micaela Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Prevenção dos maus-tratos na infância

Na EB Antero Basalisa, o mês de abril foi o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na infância e Juventude, seguindo as ideias da campanha naciona...