terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Encontro Intergeracional

No âmbito do Projeto "Ser Solidário", a Escola Básica Antero Basalisa aceitou a proposta de dinamização de encontros intergeracionais lançada pela Gold Sénior Residence, sediada em Carnaxide.

Nesse sentido, numa primeira fase, estabeleceu-se uma troca de correspondência entre "avós" e "netos" da turma do 3º ano. Após envio das cartas pelos "avós", os alunos do 3º ano selecionaram o idoso com quem gostariam de estreitar laços e conhecer melhor num primeiro encontro. E foi assim que cada "avô" recebeu também uma carta do seu "neto". A leitura das cartas na escola foi um momento de inspiração para todos nós, conhecemos histórias de vida que nos marcaram e nos deixaram muito curiosos por conhecer os seus protagonistas.
E foi no dia 16 de dezembro que se efetivou o primeiro encontro entre "avós" e "netos"! Encontro esse que não é possível descrever em palavras, pelo que ficam as imagens que falam por si!
E foi assim o Natal antecipado na nossa comunidade escolar!
Deixamos para reflexão a opinião de um dos idosos, "Adoramos o barulho da escola, das crianças... o que nós tememos é o silêncio."
Há vário tipos de carências... Faça-se alegria na vida na vida dos nossos idosos!
Um agradecimento especial às professoras dinamizadoras do Projeto Emcanto, Aida Carreiro e Inês Gouveia e aos seus alunos pelas brilhantes atuações; aos pais dos alunos do 3.º ano que colaboraram no lanchinho partilhado e à Dra Inês Rodrigues, psicóloga da Residência, pelo desafio lançado.
Este encontro contou ainda com a presença dos alunos das restantes turmas e do Projeto "EmCanto" com a partilha de momentos musicais. Esta atividade,  permitiu a troca de correspondência, de experiências de vida e de afetos, a sensibilização para a evolução dos tempos e para a problemática da exclusão social, transversalmente, enquanto se trabalhavam também os conteúdos curriculares. Envolveu não só os alunos da turma como também as suas famílias, para quem, segundo os quais, teve um impacto muito positivo.



 As equipas do Projeto "Ser Solidário" e da EB Antero Basalisa.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Festa de Natal 2024

No dia 13 de dezembro, os alunos da EB Antero Basalisa apresentaram à comunidade escolar a peça: "O que o mar perdeu". Uma peça criada pela professora Márcia Martins e adaptada aos diferentes projetos da escola. 

Todos colaboraram e cooperaram para o grande dia: a professora Rita Machado, com a Oficina Coral; a professora Alexandra Reis, com o Laboratório de Língua Portuguesa; as docentes titulares de turma, reforço de aprendizagem e educação especial com o projeto "Escola Azul"; o Inglês e o Mandarim.

Ao longo da peça foram relembrados os valores trabalhados ao longo do período nos diferentes projetos desenvolvidos na escola. Os alunos lembraram como é importante a amizade e o respeito pelos outros e como devemos proteger o nosso planeta Terra, nomeadamente os oceanos e a vida marinha.

Com uma vista azul e de muitos peixinhos a saltitar, pais, familiares e amigos aplaudiram esta linda peça de teatro. 


As professoras da EB Antero Basalisa

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

A Bela e o Monstro

No dia 10 de dezembro, a tradição voltou a cumprir-se!

Mais uma vez, os alunos da Escola Básica Antero Basalisa puderam assistir a mais um maravilhoso espetáculo de Filipe La Féria, desta vez "A Bela e o Monstro."

Foi uma manhã especial em que todos vivemos o verdadeiro espírito de Natal, em que todos nós percebemos que a bondade e a compreensão podem transformar o mais terrível dos monstros e, lentamente, devolver-lhe a capacidade de amar... Assim foi com Bela e o Monstro! Assim, poderá ser na vida de cada um de nós!

Como mensagens de Natal, partilhamos com toda a comunidade escolar os ensinamentos que trouxemos deste lindo musical:

"A beleza está nos olhos de quem a sabe ver."

"Sem amor, serás para sempre monstro."



A professora,
Micaela Gonçalves

Visita de final de ano 24_25

 No dia 12 de junho, os alunos da EB Antero Basalisa partiram numa «valente» caminhada até ao Adventure Park do Jamor. Ao longo da caminhada...