quarta-feira, 24 de junho de 2020

4.º A - "Lendas de Portugal"

Os alunos do 4.º A da EB Antero Basalisa, ao longo deste período de Ensino à Distância, deram continuidade ao desenvolvimento do Projeto: "Viajando pelas histórias da História de Portugal."

A professora Micaela Gonçalves em parceria com a professora Carla Paias apresentaram uma nova ferramenta digital com a qual os alunos poderiam criar livros: My Story Book.
Numa primeira aula, em grande grupo, os alunos puderam conhecer e explorar a "Lenda das Amendoeiras em Flor", apresentada através deste programa. Após a compreensão oral do texto e do preenchimento de um quadro síntese de contextualização histórica, foi apresentado com um maior detalhe o programa em que a lenda foi apresentada e as suas funcionalidades.

O desafio seguinte foi maior e apesar de parecer impossível de realizar todos se empenharam para o cumprir. A turma foi dividida em quatro grupos, cada grupo escolheu uma lenda e foram calendarizadas aulas de acompanhamento a cada grupo para que explorassem o programa: "My Story Book" e criassem um livro digital. Foram divididas tarefas: desde a escrita do resumo à ilustração de personagens, passando também pela ilustração de cenários possíveis.

 Em cada uma das aulas em pequeno grupo, cada professora responsável escreveu o resumo feito pelos alunos e colou os desenhos que previamente enviaram por email. 
Foi com uma enorme satisfação que numa última aula, cada grupo apresentou o seu livro digital a toda a turma e fez a sua avaliação.

Por vezes, as maiores barreiras estão em nós! Foi uma surpresa quando começaram a surgir livros digitais realizados individualmente por estes alunos e outros que não completaram ainda mas têm experimentado.

Estão todos de parabéns pelo envolvimento na aquisição destas novas competências e certamente levarão desta experiência uma nova ferramenta que poderão utilizar em trabalhos futuros.

Os trabalhos poderão ser consultados no mural:


Um trabalho que poderá ajudar outros colegas a conhecer as "Lendas de Portugal."

As professora:

Micaela Gonçalves
Carla Paias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os animais - 1.ºAAB

No dia 26 de abril, a turma do 1.º A da EB Antero Basalisa recebeu a visita da Suri, uma cadela de pelo castanho e muito inteligente!  A Sur...