domingo, 10 de fevereiro de 2019

Visita histórica por Carnaxide

No âmbito da disciplina de Estudo do Meio, os alunos do 3º Ano lançaram-se à descoberta de Carnaxide e do seu passado histórico. 
Este trabalho teve várias fases, sendo que a primeira foi dedicada à pesquisa e recolha de informação sobre a localidade. 
Posteriormente, os alunos, em grupos de dois, preencheram questionários acerca dos monumentos mais emblemáticos de Carnaxide, nomeadamente: Aqueduto/Mina Mãe d'Água; Santuário Nossa Senhora da Rocha; Igreja de São Romão; Chafariz; Casa de Saúde; Quinta da Casa Branca e Quinta do Morval. Tiveram ainda oportunidade de recriar cada um deles, através do desenho e da pintura.
Numa outra fase, e seguindo um roteiro, foi realizada a visita à localidade, em que os alunos puderam admirar e observar o património histórico de Carnaxide. Apetrecharam-se de binóculos e de máquinas fotográficas e partiram à descoberta.
Ficou por visitar o Santuário de Nossa senhora da Rocha, por ficar mais afastado. Sem estar programado, os alunos descobriram a casa onde viveu o Mestre Antero Basalisa, pintor e decorador, patrono da nossa escola. Foi um momento muito significativo!
Durante a visita pela serra de Carnaxide, onde se situa o aqueduto e a Mina Mãe d'Água, ainda houve tempo para fazer uma breve revisão acerca da matéria de Estudo do Meio: "As plantas" e para um agradável piquenique. 
Numa próxima fase deste projeto, está planeada uma exposição fotográfica com as imagens recolhidas durante a visita.
Durante a avaliação da atividade, os alunos foram unânimes em referir que este trabalho de projeto foi bastante interessante e positivo, faltando contudo a visita subterrânea pelo aqueduto. Vamos ver se será possível concretizar esse desejo...
Para terminar, fica para reflexão uma frase muito conhecida do Mestre Antero Basalisa que certamente nos inspirará nesta nossa caminhada: "Crer e querer é poder!"

A professora:
Micaela Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Descobrir o 25 de abril

 Ao longo da semana de 22 a 26 de abril, a turma do 1.°A da EB Antero Basalisa desenvolveu várias atividades que permitiram a descoberta da ...