Dia do patrono da Escola EB/JI Antero Basalisa
No dia 13 de Fevereiro de 1910, nasceu numa rua de Carnaxide, perto da igreja, um menino que dava pelo nome de Antero Germinal Ferreira. Era o filho mais novo de 7 irmãos, todos filhos do Mestre José Basalisa. O Mestre era uma pessoa muito respeitada na Vila de Carnaxide. A rua em que o menino Antero nasceu, tem o nome do seu pai, o Mestre José Basalisa. Foi pela admiração de seu pai por Antero de Quental que o menino ficou com o nome de Antero e Germinal por admirar muito Emílio Zola, um escritor revolucionário Francês!
Foi ainda jovem que Antero Basalisa acompanhou o pai numa grande tarefa, restaurar algumas das salas do Palácio Nacional de Queluz! Depois disso, muitos foram os trabalhos realizados pelo Mestre Antero Basalisa não só em Portugal, como em outros países pelo mundo.
Este ano, por sugestão da Associação de Pais, os professores da escola Antero Basalisa resolveram homenagear o seu patrono. Muitas foram as atividades realizadas não só para comemorar o nascimento do artista, como também para partilhar memórias e recordações do passado da nossa escola. Algumas das atividades realizadas foram:
- Apresentação da vida e da obra de Mestre Antero Basalisa, pelo seu filho Paulo Ferreira;
- Realização de trabalhos artísticos pelos alunos/crianças, inspirados na obra do artista;
- Preparação, com os alunos, de entrevistas aos convidados;
- Partilha de experiências por ex-alunos que inauguraram a escola na primavera de 1952;
- Partilha de experiências pela ex-aluna Madalena Meneses, atual presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Camilo Castelo Branco;
- Visualização de um vídeo enviado pelo ex-aluno Gabriel Ribeiro, skater profissional, com mensagem dirigida aos alunos da escola;
- Atuação do ex-aluno Miguel Reis, vencedor do Projeto “Crianças ao Palco”;
- Degustação de um bolo oferecido pelo Agrupamento; Momento de convívio.
Este dia foi a concretização de um sonho de há alguns anos. Integrar a escola na comunidade e trazer a comunidade até à escola é algo que caracteriza a nossa escola.
Muito agradeço a todos os que tornaram este sonho possível: à Associação de Pais; Direção do Agrupamento, alunos, professoras/educadoras, assistentes, ex-alunos e ao senhor Paulo Ferreira.
Muito obrigada pela partilha de emoções e pela construção coletiva de uma linda memória que nos acompanhará para sempre.
A Coordenadora de escola
Micaela Gonçalves